Whatsapp

Simular
Cotação

6 dicas de manutenção para quem acabou de comprar o primeiro carro

Se você comprou o seu primeiro carro e quer mantê-lo conservado afim de aumentar a sua vida útil, existem uma série de dicas que podem te ajudar. O mais legal é que a maioria delas são manutenções simples e cotidianas que quando bem-feitas, evitam dores de cabeça, prejuízo financeiro e idas desnecessárias ao mecânico.
Confira abaixo 6 dicas de reparos e manutenção que vão deixar o seu carro sempre com a aparência de novo!

 

1. Entenda o manual e as principais necessidades do seu veículo
Quando você adquire um carro você precisa entende-lo bem, afim de evitar gastos desnecessários e manutenções que não condizem com as necessidades específicas do seu veículo.

A boa notícia, é que hoje em dia é fácil encontrar informação qualificada em diferentes plataformas. Para se informar, acesse o site e as redes sociais da sua montadora, veja vídeos de donos de carros do mesmo modelo que o seu e principalmente, leia pelo menos os itens básicos do manual do seu carro, pois são eles quem vão te dizer ao certo o que pode e não pode ser feito com o seu veículo.

 

2. Encontre um mecânico de confiança
Ter um mecânico de confiança para eventuais revisões ou para momentos de necessidade é a melhor forma de se garantir que o seu veículo estará sempre seguro. Para encontrar um profissional qualificado, busque referências com pessoas de confiança.

Se mesmo com a referência você ainda tiver dúvidas, existem algumas dicas que podem te ajudar:
* Repare se o mecânico escolhido tem segurança e propriedade para falar sobre os problemas do seu veículo;
* Observe se ele é sempre transparente e justo com os preços aplicados;
* Note principalmente, se ele resolve com competência e agilidade os seus problemas.

 

3. Abasteça apenas com combustíveis de postos certificados
Combustível limpo e sem adulteração é a melhor maneira de garantir segurança básica ao motor. Para saber se você pode confiar no produto de um posto, procure estabelecimentos organizados, limpos, bem localizados e que oferecem uma boa variedade de serviços como troca de óleo, lava jato e lojas de conveniência. Quase sempre, postos maiores, costumam ser mais confiáveis.

Outra dica legal, é observar o desempenho do seu veículo após o abastecimento. Se o seu carro se deu bem com o combustível de um determinado posto, procure sempre que possível abastecer por lá.

 

4. Atente-se para a manutenção preventiva do motor
Só levar o carro ao mecânico quando ele apresenta algum problema pode ser prejudicial para o seu bolso!

Investir dinheiro para conferir com regularidade a saúde do motor, do freio, realizar a troca de óleo e alinhar e balancear o seu carro são alguns dos itens que quando feitos com regularidade, evitam prejuízos imensos.

 

5. Cuide da lataria e da conservação interna do seu veículo
Para evitar a depreciação do seu veículo é muito importante manter o seu carro esteticamente conservado por dentro e por fora.
Na parte externa cuide da lataria, evitando deixar o carro ao relento, fazendo manutenção sempre que possível e mantendo a higienização e polimento das partes necessárias. Por dentro, aspire sempre que for lavar o seu veículo e cuide da tapeçaria e dos bancos.

 

6. Invista em um bom serviço de proteção
Segurança tem que sempre ser uma prioridade. Pesquisar e investir em um bom serviço de proteção te garante tranquilidade quando você mais precisa e evita prejuízos desnecessários. Por isso, pesquise muito e busque empresas com referência e experiência de mercado para proteger o seu carro!

 

Tem mais dicas de manutenção e proteção veicular? Acesse nossas redes sociais e comente com a gente!