Whatsapp

Simular
Cotação

Férias segura: não exceda o limite de bagagem no carro

É extremamente comum em véspera de feriado e nas férias ver inúmeros carros de passeio lotados de bagagem nas estradas do país. O cenário é sempre muito otimista, mas os carros carregados podem representar riscos sérios à vida dos passageiros devido ao descuido com o limite de excesso de bagagem.

Em todos os manuais de carros há indicação de peso máximo permitido ao veículo. Associado à carga, nos manuais também constam informações sobre a calibragem dos pneus e valores diferentes para rodar vazio ou com lotação máxima. A realidade em geral não é esta, mas a orientação deve ser seguida à risca, pois o descuido com estes pontos podem causar o desgaste prematuro de pneus, freios, suspensão e óleo e elevar o consumo de combustível.

 

Dicas de segurança

  • Lugar de cargas é no porta-malas: evitar o transporte de qualquer carga solta dentro da cabine do veículo é a primeira recomendação para evitar acidentes. Caixas, malas e objetos soltos vão inevitavelmente se deslocar pelo interior do veículo em uma freiada brusca ou em uma colisão isto aumenta as chances de causar ferimentos nos ocupantes. O porta-malas é o compartimento que foi projetado e testado especificamente para o transporte dos mais diferentes tipos de cargas e, no caso de uma colisão ou frenagem, seu conteúdo permanece isolado e protegido da cabine e dos passageiros.
  • Caso seja inevitável levar alguma bagagem dentro da cabine do veículo, ela deve estar protegida: as cargas transportadas dentro do veículo precisam estar presas com o cinto de segurança, jamais solta no chão, no banco ou na parte traseira do veículo. Lembrando que as janelas também nunca devem ser obstruídas!
  • Fique atento ao peso permitido: todos os veículos têm uma capacidade de carga máxima. Se ultrapassar esse limite, o motorista vai sobrecarregar o carro, pois estará rodando fora das especificações para as quais ele foi projetado. Há o risco de fadiga ou quebra de componentes mecânicos, principalmente nos freios e suspensão, ou o estouro de um pneu, levando a um acidente.
  • Faça a calibragem dos pneus com a pressão recomendada pelo fabricante para quando o veículo estiver carregado: a informação consta no manual do proprietário e, na maior parte dos veículos, também em uma etiqueta fixada no carro, geralmente na porta do motorista, na coluna central ou na portinhola de abastecimento.
  • Redobre os cuidados na direção:carregado, o automóvel terá reações diferentes das que o motorista está acostumado quando roda com ele vazio. Com peso, o veículo terá menor capacidade de frenagem e uma perda na capacidade de aceleração e retomada de velocidade.

 

Não viaje desprotegido! Coloque a sua segurança em primeiro lugar. Com a Premium e acontecer qualquer imprevisto com o seu veículo oferecemos serviços completos e exclusivos para você passar o feriado relaxado!