Farol de Xenon é permitido? Conheça as regras

 

O Farol de xenon é o desejo de muitos motoristas, principalmente os mais ligados à estética do veículo. Com a luz mais potente que a luz do farol comum, o farol de xenon, funciona por meio de uma descarga do gás xenônio, produzindo assim, luz branca ou azulada.

Amado por alguns e nem tanto assim por outros, o farol de xenon, foi proibido por gerar problemas no trânsito, como ofuscar a visão de outros motoristas, por exemplo. Mas o xenon ainda pode ser usado em alguns casos. Conheça as regras!

 

 

 

Resolução 384

 

A Resolução 384, do Conselho Nacional de Trânsito, Contran, em vigor desde 2011, proíbe o uso do farol de xenon nos veículos. O uso de forma irregular, em veículos que não foram projetados para receber esse tipo de iluminação, pode fazer com que o fecho de luz projetado seja muito forte, ofuscando assim, a visão de outros motoristas e aumentando o risco de acidentes no trânsito.

 

Penalidades

 

Para os mototistas que insistem em não obedecer a proibição, ou seja, usam o farol de xenon no veículo, a penalidade é considerada grave, com multa de R$195,00 e perda de 05 pontos na carteira.

 

Chegou a hora de você proteger! Clique nesse Banner!

 

Quem pode usar xenon no veículo

 

Como em toda regra, a proibição do uso do xenon também tem sua exceção. Veículos que tem o farol de xenon original de fábrica podem circular livremente, sem qualquer punição. A explicação, é que como o farol vem de fábrica, a regulagem é a ideal, evitando assim, riscos ao trânsito.

Por fim, outra exceção, são os veículos que já haviam sido regularizados antes da proibição, ou seja, antes de janeiro de 2011. Sendo assim, também podem circular sem penalidades.

 

Premium Clube

 

A Premium clube é referência em proteção veicular. Com ela você protege seu veículo contra roubo, furto, colisão, incêndio e tem uma série de outros serviços! Só a Premium te protege 24 horas e em todo território nacional. Faça já sua cotação! Temos uma equipe pronta e qualificada para melhor atendê-lo. Desfrute de todos os benefícios de ser Premium. Saia já do básico.

 

Ficou interessado? Faça já sua cotação!

Leia também: Proteção Veicular x Seguro: você sabe a diferença?

 

 

icon

Chat

Assistente Premium Clube

Olá, eu sou Paula!
Posso te ajudar?

icon

Faça sua cotação

icon

2ª Via de boleto