Whatsapp

Simular
Cotação

Compra e venda: passo a passo para transferir o seu veículo

Se você tem interesse em comprar ou vender o seu veículo é de vital importância que você saiba fazer a transferência correta para evitar problemas. O passo a passo é teoricamente simples, mas pode ser burocrático ou te dar muita dor de cabeça quando não feito corretamente.

A transferência, nada mais é do que a mudança de propriedade do bem. Ou seja, a transferência do seu ou de qualquer outro veículo, deve ser realizada toda a vez em que ele mudar de dono.

Para que você não tenha mais dúvidas, confira a baixo o guia completo das etapas de transferência do seu automóvel novo.

 

Documentos necessários

A primeira etapa para não perder tempo e garantir uma transferência menos burocrática é providenciar e organizar todos os documentos necessários. Lembre-se, você precisará de vários documentos seus e também do comprador.

Pode ser que os documentos mudem de estado para estado e por isso é sempre bom que você confira a lista oficial do Detran de onde você está realizando a transação. Contudo, no geral estes são os principais documentos necessários:

  • Cópia e original da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou de algum documento pessoal com foto;
  • Cópia do comprovante recente (últimos três meses) de endereço em nome do comprador ou de parente de 1º grau;
  • Original do CRV do proprietário anterior, preenchido em nome do comprador (com firma reconhecida de ambos);
  • Comprovante de pagamento da Taxa de Emissão do novo CRV;
  • Comprovante de quitação de eventuais débitos, como IPVA, licenciamento e multas;
  • Formulário RENAVAM preenchido em duas (2) vias.

 

Procedimento

1) Separe a papelada, pague a taxa e realize a transferência do seu novo veículo;

2) Faça a vistoria;

Neste procedimento será verificada a documentação e todos os itens de segurança do veículo (exemplo: extintor, sistema de iluminação, pneus, lacres, chassi e motor).

3) Entregue a documentação;

Após passar pela vistoria você receberá um laudo.  Em posse deste documento você deverá comparecer novamente ao DETRAN da sua cidade para finalizar o procedimento. Com a documentação, são entregues duas cópias do formulário do RENAVAN preenchido.

4) Aguarde a entrega do seu Certificado de Licenciamento.

 

Prazo para transferência

Você tem até 30 dias para realizar a transferência. Caso contrário você pode pagar uma multa e perder até 5 pontos na CNH.

 

Importante: sempre transfira o documento o mais rápido possível, pois a falta de comprovante pode gerar uma multa alta e ainda te deixa sob a responsabilidade de responder pelas dividas e infrações do antigo dono do veículo.

Se você acabou de adquirir um novo carro, não saia desprotegido! Adquira um bom plano de proteção veicular para você rodar com mais segurança e tranquilidade. Faça já a sua cotação aqui na Premium Clube de Benefícios!