Faça agora
sua cotação

Simular
Cotação

7 cuidados que você deve ter com o carro durante a quarentena do Coronavírus

Com o avanço do novo Coronavírus, autoridades no mundo inteiro recomendaram o isolamento social.

Assim, vários estabelecimentos e empresas suspenderam temporariamente suas atividades ou colocaram os colaboradores com a carga horária reduzida ou em home office.

Com isso, muitos veículos vão ficar parados nas garagens, sendo necessário alguns cuidados para garantir que, quando você for usá-lo novamente, não tenha dor de cabeça. 

Separamos aqui 7 dicas fundamentais para manter o seu veículo pronto para uso quando tudo isso passar.

Mas, se você continua trabalhando, com seu carro  ou moto,  nós também publicamos uma série de cuidados para você manter durante esses dias. 

 

Calibre os pneus

Mesmo com o veículo parado, os pneus são pressionados e esvaziam lentamente. Consulte o manual e calibre com a pressão máxima recomendada, assim você evita danos por baixa pressão. Segundo fabricantes, é normal que o pneu perca em torno de 1psi por mês, mas isso pode piorar casos haja pequenos furos ou defeitos nas válvulas. 

 

Fique de olho na validade do combustível 

Tudo tem uma data de validade. Até o combustível que está no tanque do seu carro, principalmente se o seu carro ficar parado por muito tempo. Se você abasteceu o seu veículo antes da quarentena, fique atento a esses dados. Segundo especialistas, a gasolina comum tem vida útil de três meses e a aditivada de até 12 meses. Já o etanol mantém as propriedades por até um ano e o diesel na versão S10 mantém por apenas dois meses. Então, fique ligado nesse prazo de acordo com o tipo de combustível do seu carro.

 

O que fazer com a bateria? Desligar ou manter ativa?

A bateria continua sendo consumida, mesmo com o carro desligado, para manter alguns equipamentos funcionando, como o alarme, rastreador, entre outros. Fabricantes afirmam que uma bateria em bom estado pode suportar até 15 dias sem que o carro seja ligado e, se o carro ficar parado por um período maior que esse, a recomendação é desligar. No entanto, alguns carros podem parar de funcionar o alarme e perder as configurações do som, por exemplo. 

 

Troque o óleo

O óleo do veículo, quando fica parado por muito tempo, se degrada e perde sua característica de lubrificação. Por isso, a recomendação é trocar o lubrificante após o período de hibernação, mesmo que ainda não esteja no prazo de troca. 

 

Atenção para o para-brisa

Esse item, às vezes, é completamente esquecido! A borracha do para-brisa começa a derreter com o tempo, principalmente se as temperaturas estiverem muito altas. Por isso, retire os limpadores ou os afaste do vidro.

 

Limpe por dentro e por fora

Limpe bem o veículo por dentro, para não atrair insetos ou pequenos animais, e lave-o por fora, para preservar a lataria. Se possível, deixe-o em um local coberto ou use uma capa para não danificar a pintura.

 

E quando o período de quarentena acabar?

Quando você voltar a usar o veículo, o melhor a se fazer é levá-lo para fazer uma revisão no mecânico. Assim você garante que ele está apto para rodar com segurança e tranquilidade! 😉